Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

sábado, 20 de agosto de 2011

Hipertensão Arterial - Um mal que afeta milhares de brasileiros.


Avanços tecnológicos são benéficos para facilitar a vida do ser humano, mais também afetam o equilíbrio do mesmo, ocasionando a inatividade física propiciando o surgimento de uma serie de fatores perturbadores para a homeostase, como o aparecimento de patologias pertinente deste mundo tecnológico. Uma delas é a hipertensão arterial ocasionada segundo o IBGE pela elevação dos níveis pressóricos iguais ou acima da média 140 mmhg de pressão sistólica maior ou igual a 90 mmhg de pressão diastólica, estimasse que cerca de 30 milhões de brasileiros sofram desta síndrome (IBGE,2003). 
A HA é conhecida como uma das doenças relacionadas à síndrome metabólica que é constituída das seguintes doenças: Obesidade, Diabetes, Colesterol alto (OMS, 1999). Dados do Ministério da Saúde constataram que esta síndrome no ano de 2004 custou ao poder público 56 milhões de reais, estimasse que para o ano de 2005 este valor aumente para 93 milhões re reais (Ministério da Saúde, 2005). Os gastos orçamentários previstos para 2011 com medicamentos para hipertensão e diabetes são de R$470 milhões de reais (Ministério da Saúde, 2010).
Uma forma mais fácil e com um custo bem menor é a pratica de atividades físicas, agindo na prevenção e no combate deste agravo multifatorial que é a hipertensão, exercícios físicos regulares segundo Chobanian et AL, 2003, a pratica regular de exercícios físicos associada à alteração no estilo de vida tem muita importância, principalmente em casos de hipertensão limítrofe ocasionado a quedas significativas da pressão arterial.
Estudos constaram uma menor morbidade e mortalidade, por doenças do sistema cardiovascular, em indivíduos treinados fisicamente, com benefícios evidentes no subgrupo de hipertensos (Jennings, 1990) (Grassi et AL,1992).
Estudos analisaram o efeito do exercício anaeróbico e aeróbico no controle da hipertensão arterial, e demonstraram que tanto o exercício aeróbico como o anaeróbico tiveram sua participação significativa para a manutenção dos níveis pressóricos, cabe ao educador físico analisar o seu aluno e prescrever de forma segura o programa de atividade física ideal, respeitando a individualidade biológica, e aspectos relacionados à hipertensão arterial. 

Autor desta matéria: Danilo da Silva Ferreira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário