Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

sábado, 24 de setembro de 2011

PIRÂMIDE DA BOA FORMA: EXERCÍCIO FÍSICO, NUTRIÇÃO ADEQUADA E DESCANSO

    A pratica de exercícios físicos tem sido altamente recomendada nos dias atuais, tendo em vista os diversos fatores que desestabilizam a qualidade de vida do ser humano. Podemos citar alguns destes fatores como o stress causado das grandes cidades, sedentarismo e a má alimentação do ser humano devido à rotina intensa, e sem muito tempo para uma alimentação saudável. É sábio dizer que a pratica de exercícios físicos regulares alem de beneficiar os padrões de saúde adequados para a população mundial também servem como instrumento para a boa forma física, a busca pelo corpo perfeito é notada significativamente nos dias atuais, sendo esta procura alimentada pela mídia atual. Exercícios regulares promovem sim a melhora da condição física e também auxiliam no tão sonhado “corpo perfeito”, através de atividades como a natação, musculação, ginástica localizada entre outras formas corporais, ocasionando mudanças no nosso sistema corporal como o aumento da massa muscular “hipertrofia” melhora das capacidades cardiovasculares e funcionais do nosso organismo.
      A nutrição tem seu papel fundamental no processo da melhora da qualidade física e cerca de 60% do sucesso esta relacionado ao o que você come, o erro mais notável é a ingestão de calorias de maneira inadequada ingerindo a mesma quantidade ou até menos calorias do que se gasta ficando com déficit de calorias impedindo o processo de hipertrofia muscular, o aumento da musculatura não é só restritamente induzida pelo aporte de aminoácidos e proteínas na sua alimentação mais sim também da ingestão energética.O equilíbrio energético é responsável pela resposta imunológica ao exercício e a liberação de hormônios essenciais para o crescimento muscular.Para proporcionar o aumento da massa muscular o individuo deve ingerir diariamente cerca de 500 calorias acima do gasto energético diário para obter o efeito anabólico.
Sabe-se que a alimentação causa um substancial aumento na síntese protéica e uma pequena inibição na degradação, o que resulta em um acréscimo de proteína muscular. Todavia, a resposta anabólica da alimentação é transitória, e dentro de algumas horas após o término da refeição, ou após um período de jejum, há a reversão desses dois processos (degradação > síntese). Desse modo, o ideal seria manter uma média entre cinco e sete refeições diárias, alimentando-se a cada 3 horas, visando garantir um contínuo estado anabólico.
A alimentação feita antes dos treinamentos é de total importância para alcançar seus objetivos desejados sendo assim procure se alimentar de alimentos sólidos cerca de 1hr antes dos treinamentos a alimentação mais indicada seria a ingestão de carboidratos que são fontes de energia para a pratica de exercícios físicos aumentando assim de forma significativa o estoque de glicogênio muscular contido dentro dos músculos fazendo com que você tem mais energia de pronto emprego para a sua sessão de treinamento. Depois dos treinos poderíamos chamar de janela de oportunidade onde tudo que você ingerir ira refletir nos seus objetivos, quanto mais rápido você consumir alimentado contendo uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos, e restrita ao máximo em gorduras será o seu anabolismo e sua recuperação para a próxima sessão de treinamento auxiliando no processo de recuperação e evitando o catabolismo promovendo o aumento do perfil anabólico e diminuição da degradação protéica e a rápida ressíntese de glicogênio muscular além das proteínas e essencial que você tenha alimentação balanceada de carboidratos,lipídios,vitaminas e  minerais, para que a sua saúde esteja sempre em perfeito estado.
        O descanso depois da pratica de exercícios físicos é essencial para o nosso organismo é nesse intervalo que o nosso sistema repõe os estoques de energia e repara os tecidos danificados durante o exercício físico “fibras musculares” e seus estoques de energia “glicogênio muscular” sem o descanso adequado o nosso organismo tende a apresentar sintomas indesejados como a sensação de mal estar ,diminuição desempenho esportivo , insônia, dor de cabeça, taquicardia sintomas esses notáveis em um individuo com sintomas de overtraining. O sono é fundamental para a recuperação muscular, a má qualidade do sono causa a liberação de uma substância  chamada cortisol  hormônio esse relacionado com o stress e ocasiona também a diminuição do hormônio do crescimento HGH hormônio esse que esta ligado com a recuperação do tecido muscular.O praticante de exercícios físicos precisa entender que quanto maior a intensidade do treinamento ou esforço maior será a necessidade de recuperação


CONSIDERAÇÕES FINAIS:


Para que você consiga alcançar o seu corpo perfeito, é necessário que você mantenha um equilíbrio entre estes três assuntos citados, analisando diariamente aspectos relacionados ao seu treinamento sua alimentação e seu descanso para que consiga fazer com que esta engrenagem funcione perfeitamente. Procure o conhecimento e tende entender os processos envolvidos para que com isso você consiga alcançar seus objetivos de maneira saudável e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário