Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Princípios biológicos do treinamento físico

Segundo Gomes (2002), o treinamento físico é um processo tão complexo que o resultado final só pode ser atingido com a união de diversos fatores cuja explicação e entendimento não dependem apenas do domínio do conhecimento do conteúdo do treinamento, mas, também, da arte e intuição do treinador ou do praticante.
Portanto, a musculação, por ser um método de treinamento desportivo, deve respeitar os seguintes princípios:

  •          Princípio da Conscientização: Engloba não só a realização do exercício, mas, também a compreensão dos verdadeiros motivos de sua aplicação (Monteiro,2002). Seus benefícios referente ao tipo de treinamento, assim motivando o individuo e conseqüentemente, obtendo resultados mais expressivos.
  •          Principio da Saúde: Sugere que o exercico físico deve, além de proporcionar melhora no desenpenho, proporcionar saúde e qualidade de vida ao praticante. Em alguns casos não se aplica ao alto rendimento (Guedes Jr., 2003).
  •          Principio da Individualidade Biológica:  Cada individuo é um ser único, respondendo de forma diferente ás cargas impostas pelo treinamento físico. Logo percebe – se que para maximizar os efeitos do treinamento, devem – se ajustar as cargas de treino de acordo com as respostas morfofuncionais apresentadas após os estímulos. ( Monteiro, 2002)
  •          Principio da Adaptação: o conceito de adaptação PE um modo de explicar como  as entidades biológicas se modificam ao longo do tempo ( Pereira e Souza Junior,2002). Se algum tipo de stress de grandeza suficiente para proporcionar a quebra da homeostase ( estado de equilíbrio dinâmico) for aplicada ao organismo, ele então, promove modificações como resposta. Quando isso acontece, durante a recuperação, ocorre uma serie de reações que faz que o organismo se recupere, ultrapassando o nível de equilíbrio inicial.
  •          Principio da Sobrecarga: explica como expor o organismo acima das cargas , geralmente,vivenciadas no dia-a-dia( Pereira e Souza Junior 2002) Sendo esta progressiva e contínua, aplicada no ápice do período de superconpensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário