Situação:
As doenças crônico-degenerativas, também chamadas de agravos não transmissíveis, são responsáveis por 59% dos 56,5 milhões de óbitos anuais no mundo inteiro. Desde, 17 milhões são causados por doenças cardiovasculares, cujos principais fatores de risco são:
· Obesidade;
· Hipertensão arterial;
· Alto nível de colesterol;
· Consumo de álcool;
· Fumo
Composição dos 17 milhões de óbitos causados por doenças cardiovasculares:
O relatório mostra, ainda que existem 177 milhões de diabéticos, a maioria com diabetes tipo 2, dois terços deles vivendo em países em desenvolvimento.
O excesso de peso afeta mais de um bilhão de pessoas no mundo,e, pelo menos, 300 milhões são clinicamente obesos. Até 80% dos casos de diabetes tipo 2 e um terço dos casos de câncer podem ser evitados mediante mudanças nos hábitos alimentares, aumento da atividade física e abandono do tabagismo (OMS, 2002)
No mundo inteiro, as pessoas estão consumindo maior quantidade de alimento, com alto valor energético, altas concentrações de açúcares e gorduras saturadas ou excessivamente salgados. Essa forma de alimentação, somada ao sedentarismo, torna as doenças crônico-degenerativas uma condição cada vez mais comum.
Portanto, o profissional de educação física capacitado terá um número cada vez maior de pessoas necessitando de tratamento, haja vista que o exercício físico pode ser um excelente tratamento contra essas doenças.
Benefícios da atividade física:
Enquanto uma alimentação rica em frutas e verduras é essencial, a atividade física diária de intensidade moderada é fundamental para a saúde, pois reduz a pressão arterial, a gordura corporal e melhora o metabolismo da glicose. Além disso, a atividade física diária pode ajudar a reduzir a osteoporose e os riscos de acidentes com quedas entre idosos
O que fazer?
Existem evidências cientificas sugerindo os seguintes comportamentos para a promoção de saúde:
· Atividade física diária;
· Manter peso corporal normal;
· Consumir mais frutas e verduras, bem como nozes e grãos integrais;
· Trocar gorduras saturadas por gorduras insaturadas de óleo vegetal;
· Diminuir a quantidade de alimentos gordurosos, salgados e doces no regime alimentar;
· Não fumar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário