Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TREINO PARA PERDER GORDURA EXISTE?


Todo e qualquer movimento que retire o nosso corpo da inércia produz um gasto calórico referente à proporção do esforço realizado para este determinado gesto motor (FERREIRA, 2012).
Levanto em consideração isto podemos dizer que existe sim um treinamento para aumentar o gasto calórico, exercícios aeróbicos são recomendados para o controle da obesidade e manutenção da gordura corporal, as atividades físicas mais recomendadas para este tipo de objetivo são as atividades cíclicas, como caminhar, correr, pedalar e nadar, exercícios que exigem do nosso seguimento corporal um trabalho generalizado, recrutando uma series de músculos e exigindo do nosso metabolismo energético durante o exercício o uso da gordura como substrato principal de energia (FERREIRA, 2012).
Estudos recentes apontaram que o treinamento de força tem papel fundamental do controle do peso corporal, Os principais fatores que os levariam a contribuir com a redução do peso seriam: a manutenção da taxa metabólica de repouso, através da manutenção da massa muscular e o aumento no consumo de energia pós-exercício (EPOC, excess postexercise consumption). Após o exercício, o consumo de oxigênio permanece acima dos  níveis de repouso por um determinado período de tempo, denotando maior gasto  energético durante este período (MEIRELLES; GOMES,  2004), acarretando em um  aumento no gasto calórico diário, porém, as pesquisas sobre o assunto são muito  contraditórias (GUEDES JR., 2003). 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O treino com o objetivo da perca da gordura corporal deve ser composto de um treinamento intervalado entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos a fim de proporcionar um maior numero de estímulos para o organismo e proporcionar ao praticante uma estratégia para que o mesmo não interrompa o treinamento devido a falta de motivação.

Referençias:

MEIRELLES; GOMES, 2004 Os benefícios da atividade física regular para pessoas com obesidade.
GUEDES JR., 2003.Treinamento de força em circuito na perda e no controle do peso corporal. Revista Conexões v. 4, n. 2, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário