Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

COMO EVITAR O PLATÔR NO TREINAMENTO, ESTAGNAÇÃO DOS RESULTADOS:


O Platôr é caracterizado como uma estagnação do treinamento. O treinamento parece não produzir mais resultados, todo o atleta seja amador ou não já se encontrou em uma situação desta, atletas de alto rendimento sofrem mais com este tipo de problema devido que, quanto mais treinado menos treinável a pessoa é, suas valências físicas se encontram em um alto potencial dificultando a melhorar do rendimento esportivo. É natural depois de uma temporada de treinamento de acordo com a periodização feita de maneira correta o individuo alcance o pico de evolução assim ocorrendo um platôr, é normal, e na verdade, é o objetivo do treinamento, chegar na competição com as valências físicas necessária para aquele determinado esporte no pico Maximo.E e obvio que depois de sucessíveis treinamentos e periodizações ocorra o aparecimento de platôres, os objetivos se tornam mais difíceis e os ganhos mais modestos, devidos não a fatores relacionados ao treinamentos, mais sim fatores anatômicos e fisiológicos  do ser humano.
A Pergunta natural é o que fazer? Como melhorar meu rendimento? Que caminho tomar? é complicado falar sobre este assunto são tantas variáveis envolvidas em tantos artigos publicados que torna o assunto quase matéria de opinião.
Ao meu entender o mais sensato a fazer referente a este problema são algumas mudanças durante os treinamentos, e até as vezes desrespeitar a periodização do treinamento, segue a baixo alguns itens:
·                Proporcionar o maximo de estímulos diferentes, assim evitando que o organismo consiga ficar em homeostase “equilíbrio”, a homeostase gera a falta de readaptação do organismo a determinados estímulos fazendo com que não ocorram ajustes necessários para que ocorra a melhora do rendimento.
·                    Durante as sessões de treinamentos mude a ordem dos exercícios.
·      Às vezes quebre o protocolo, saia da periodização e mude a sessão de treinamento, intervalo, repetições, exercícios etc...
·               Questione com o seu treinador assuntos referentes ao seu treinamento procure sempre avaliar as suas sessões de treinamento de maneira critica.

Considerações finais:

De fato o Platôr nos treinamentos pode ocorrer, tanto devido aos treinamentos como também por fatores anatômicos e fisiológicos do ser humano, procure sempre um profissional competente e capacitado para montar estratégias e soluções para evitar este tipo de problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário