Total de visualizações de página

Condicionamento físico,saúde,emagrecimento e estética.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Precisa de algum motivo para começar a se exercitar?

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Celulite e varizes:

Varizes definida como “dilatação irregular e permanete do conduto venoso com divertículos unilaterais em fundos de sacos” (Cossenza, 1992), e, também, como veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uima alteração funcional da circulação venosa do organismo (SBAVC, 2006).

Fatores determinantes:

·         Debilidade constitucional do aparelho valvular;
·         Profissão: posturas prolongadas, de pé ou sentada, podem facilitar o quadro de varizes. O próprio exercício pode acelerar seu aparecimento;
·         Gravidez: influencia dos estrógenos e progesterona;
·         Abertura da comunicação arteriovenosa;
·         Obesidade;
·         Sedentarismo.

Os exercícios físicos são favoráveis no tratamento das veias varicosas, por estimularem o retorno venoso graças, especialmente, á bomba muscular, facilitando o retorno pela circulação adjacente e veia doente (Guedes Jr., 2003). Quando á musculação, desde que não seja exagerada, não há contra – indicações (SBAVC, 2006). No entanto, as cargas devem ser moderadas, a fim de evitar o componente de força isométrica e respiração bloqueada.
O melhor tipo de respiração é a passiva, e os exercícios devem diversificar as posturas ( de pé, sentado, deitado). A musculação, em razão desses fatores, parece ser uma atividade bastante favorável. Quando á questão da hereditariedade, as pesquisas são bastante contraditórias (Cossenza, 1992).

Dicas úteis para evitar varizes (SBACV, 2006):

·         Evitar ganhos exacerbados de peso;
·         Dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal;
·         Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado;
·         Não usar cintas abdominais apertadas;
·         Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão de um educador físico:
·         Não Fumar;
·         Utilizar sistematicamente meias elásticas, sobretudo durante a gravidez;
·         Evitar hormônios anticoncepcionais;
·         Consultar regularmente um angiologista/cirurgião vascular.
                                                                                               
Outra preocupação feminina é quanto á famosa celulite. Mais bem denominada lipodistrofia ginóide , referese a uma alteração no tecido adiposo que se manifest, em especial, nas seguintes regiões: coxas, nádegas e quadris, pertubando a morfologia da mulher (Cossenza, 1992).  Este problema estético ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescençia, e raramente ocorre nos homens.
Na década de 1990, houve uma longa investigação para esclerecer este assunto, e muitos autores concordam nos seguintes pontos:

·         As celular adiposas em razão do acúmulo de gordura;
·         As paredes capilares tornam – se excessivamente permeáveis, causando o acúmulo localizado de fluidos;
·         A drenagem linfática insuficiente atrasa a eliminação dos excessos fluidos;
·         As células adiposas agrupam – se ficam ligadas por fibras de colágeno, impedindo a corrente sanguinea;
·         Os fios de tecido conjuntivo endurecem, Contraem – se e puxam a pele para baixo.

O resultado é o aspecto irregular da pele, que se deve a mudança na corrente sanguinea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo.
Qualquer atividade física, incluindo a musculação, melhora o quadro de celulite, por favorecer a circulação local e o fluxo de fluidos metabólicos e toxinas provenientes do metabolismo, e por aumentar o gasto calórico. Além disso, a hipertrofia causada pelo treinamento com pesos terá um efeito mecânico que diminuirá a aparência de casca de laranja, comum nessa situação (Guedes Jr.,1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário